terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Governo do Estado e Senai-RN lançam Atlas Eólico e Solar

“Esta tarde para mim é muito inspiradora, pois estamos entregando ao Rio Grande do Norte uma ferramenta importante para fomentar, estimular e incentivar o desenvolvimento do RN naquilo que hoje temos de maior potencial, que é o campo das energias renováveis”. Assim a Governadora do Estado, Fátima Bezerra, celebrou o lançamento oficial do Atlas Eólico e Solar, realizado nesta terça-feira (20), na FIERN.

O Atlas Solar e Eólico do RN é um guia de potencialidades das energias renováveis do estado, eólica e solar, que apresenta os dados de velocidade do vento em quatro alturas e dados de irradiação solar, além de diversas informações para análise integrada. Traz textos, mapas e outras imagens com informações inéditas sobre o potencial do estado e regiões mais promissoras para investimentos em geração de energia onshore (em terra) e offshore (no mar).

Os dados e análises do Atlas, divulgados no evento, pertencem ao projeto desenvolvido entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Federação das Indústrias (FIERN), com execução do SENAI-RN, por meio do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). O Governo do Estado investiu R$ 2.640.000,00 na elaboração, através de convênios firmados com o ISI-ER e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN).

O coordenador de desenvolvimento energético, Hugo Fonseca, exalta o projeto: “este atlas foi fruto de muito trabalho e dedicação das pessoas envolvidas para que pudéssemos chegar hoje com informações e dados mais precisos sobre os potenciais dos recursos tanto eólico como solar. É um projeto que começamos em 2019, estamos concluindo a primeira parte dele em 2022”. Essa dedicação das equipes e parceria foi reiterada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, que participou do evento por meio de videochamada. “Quero parabenizar toda essa equipe maravilhosa que desenvolveu este Atlas moderno, um marco para o Rio Grande do Norte e para o Brasil”.

Versão impressa na plataforma online

Hugo Fonseca explicou ainda que o Atlas, além da sua versão impressa, está na plataforma online (http://atlaseolicosolarn.com.br/), e assim será possível acompanhar as medições em tempo real, baixar mapas atualizados e explorar os recursos solar e eólico de maneira interativa. “Ele não é estático, ele é vivo, com atualizações online a cada 60 minutos”, explica. 


Projeto foi desenvolvido pela Sedec e FIERN, com execução do SENAI-RN