terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Lula, Presidente: foi lindo ver a história acontecer

Estar presente numa posse presidencial seja como jornalista ou como cidadão, era um sonho de quem sempre esteve atento ao noticiário político. No dia que Lula venceu a eleição presidencial pela terceira vez eu tive uma certeza: a de que estaria em Brasília em 1º de janeiro de 2023.

Fiz a opção de ir como cidadão, mas poderia ter ido a trabalho, dispensei convites para as solenidades com pompas e me uni àqueles que entoavam em praça pública o grito: “Lula, guerreiro do povo brasileiro”. A posse foi marcada pela emoção e esperança, estampadas no semblante da multidão que se dividia entre a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios. 

A subida da rampa foi icônica, linda... A presença do potiguar Ivan Baron ao lado de Lula e Janja e da cadela Resistência, a passagem de faixa feita pela catadora Aline Sousa, foi um dos momentos mais emocionantes que já presenciei em meio século de vida.

Na sua fala no parlatório, um presidente visivelmente emocionado, incentivando as pessoas a lutar pela paz e se reconciliar com os amigos e parentes distantes pelo ódio que o bolsonarismo instalou no Brasil.

Faria tudo outra vez, enfrentaria novamente os raios do sol escaldante na Praça dos Três Poderes, de um dia de pouca hidratação e barriga vazia, mas com um coração cheio de amor e esperança de ver um Brasil com justiça social e cidadania, menos fome e sem preconceito.

União e Reconstrução. 

Avante meu Brasil com Lula Presidente!