quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Mais de 3400 táxis devem ser verificados pelo IPEM/RN

São mais de 3400 táxis circulando em todo o Rio Grande do Norte e para garantir o perfeito funcionamento do taxímetro, equipamento que calcula o valor a ser cobrado pela corrida com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte - IPEM/RN realiza a verificação anual desses instrumentos.

O cronograma de vistoria está seguindo o número final das placas dos veículos e segue até o mês de outubro. Agora em janeiro, a verificação dos taxímetros tem como alvo os táxis com placas terminadas com o número 1, em fevereiro as de número 2, em março serão as de final 3, abril - 4, maio - 5, junho -  6, julho - 7, agosto - 8, setembro - 9 e outubro - 0. 

Para fazer a verificação o taxista pode fazer o agendamento pelo site: https://servicos.rbmlq.gov.br/. Na página é possível emitir o boleto de pagamento da taxa de vistoria e agendar a verificação do instrumento. 

Caso o motorista tenha dificuldade de acesso à internet pode procurar as cooperativas de taxistas ou o setor de taxímetro do órgão, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. Se o taxista não estiver em dia com a verificação, ou seja, não tiver feito a vistoria em 2022, o agendamento só poderá ser feito na sede do IPEM/RN.

É importante alertar que os taxistas que não comparecerem a vistoria, que é obrigatória e deve ser feita anualmente, e continuarem trafegando com o taxímetro irregular poderão ser multados. 

A verificação garante o funcionamento correto dos taxímetros e deve ser feita anualmente