quinta-feira, 23 de março de 2023

TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil

O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.

Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão. A dona de casa Zucleide Matias, que mora no distrito de Laranjeiras dos Cosmes, em São José de Mipibu/RN, é o exemplo perfeito do que as pesquisas mostram. Para ela, a TV é uma companheira de longa data.

Segundo Zucleide, a primeira vez que assistiu televisão foi na década de 80, ainda em preto e branco. Naquele tempo, ela assistia à TV na casa de uma tia que morava na mesma rua, até que conseguiu comprar seu primeiro aparelho, em 1991. A TV se tornou uma paixão, principalmente por conta das novelas. Atualmente, os programas religiosos são sua grande preferência.

"A TV representa pra mim um divertimento, além de assistir às novelas e às missas, me informo através dos telejornais. Ligo a TV logo cedo para ver as notícias e depois assisto à missa e vejo as novelas à noite”, conta Zucleide.

“Com a parabólica antiga eu não conseguia assistir a todos os canais, nem mesmo aos que eu mais gostava. Agora, eu tenho acesso a canais variados”, diz. Para ela, a melhor parte foi não gastar nada para atualizar a parabólica.

Telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital