sexta-feira, 28 de abril de 2023

Conexão Mulheres Criativas conecta mulheres empreendedoras e instituições financeiras em evento com grande público

Com o tema “Dinheiro como solução e não como problema”, o projeto Conexão Mulheres Criativas realizou seu primeiro evento na noite desta quinta-feira (27), na sede do Sebrae-RN. Conduzido por Samela Gomes e Tanda Macedo, a mesa-redonda contou com uma grande plateia e discutiu soluções para transformar problemas financeiros em sucesso nos negócios.

No encontro, foram apresentados programas e oportunidades de crédito para empreendedoras. "Não é a toa que essas mulheres estão aqui para falar com vocês. Para além das informações de linhas de crédito, existem aqui trajetórias de mulheres que enfrentaram desafios para chegar no lugar onde estão em suas carreiras. As histórias delas são de transformação de suas realidades, assim como a de todas nós", afirmou Sâmela Gomes.

A analista do Sebrae-RN, Ruth Maia, destacou o trabalho de atendimento e consultoria realizado pelo Sebrae para ajudar os donos de negócios, além da iniciativa "Sebrae Delas", voltado para mulheres empreendedoras. Em seguida, a gerente de negócios do Crediamigo, Bárbara Galvão, apresentou o programa do Banco do Nordeste voltado para microempreendedores. "Estamos nos 167 municípios do Rio Grande do Norte, nossos agentes vão até as casas dos clientes. Trabalhamos com o propósito de levar a realização de sonhos", disse.

A gerente de negócios do Banco do Nordeste, Sheila Mendes, começou a sua fala mostrando como o medo acaba paralisando as empreendedoras na busca do crédito e apresentou os programas disponíveis no banco, incentivando a formalização dos negócios. "Não tenham medo da burocracia, da contabilidade, de buscar assessorias e conhecimento. Estudem o seu negócio, que é o que vai fazer ele crescer", disse.

"Investindo no empreendedorismo feminino, investimos em toda a sociedade. Pela primeira vez em 214 anos, o Banco do Brasil tem uma presidente mulher, Tarciana Medeiros, uma paraibana que está quebrando paradigmas", destacou Priscila Requejo, superintendente do BB no Rio Grande do Norte e Paraíba, que ainda apresentou o "Mulheres no Topo", iniciativa da instituição para encorajar e empoderar as mulheres empreendedoras.

Ao fim, o encontro contou com um pitch de Ana Carine, proprietária da empresa Fada Açucarada, especializada em bolos e doces. Ela contou um pouco de sua trajetória e dos desafios enfrentados em seu negócio. 

Projeto Conexão Mulheres Criativas

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, Djalma Maranhão, o Projeto Conexão Mulheres Criativas idealizado pela mentora empresarial, psicóloga e empreendedora Samela Gomes e pela também psicóloga, artista, escritora e empreendedora, Tanda Macedo, tem como propósito conectar mulheres empreendedoras ou que planejam empreender em economia criativa. 

Lançado no último Dia Internacional da Mulher, o projeto conta com o podcast semanal Conexão Cast, com novos episódios todas as quartas-feiras e desenvolverá um calendário com oficinas, cursos, eventos para promover a valorização do universo feminino.