quinta-feira, 18 de maio de 2023

Governadora apresenta Porto-Indústria a presidente em exercício

A governadora do estado, Fátima Bezerra, se reuniu nesta quarta-feira (17), em Brasília, com o presidente da República em exercício e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A reunião, realizada no Palácio do Planalto, teve como objetivo a apresentação do projeto do Porto-Indústria Verde e a discussão sobre a instalação de uma fábrica de maquinário agrícola na região Nordeste.

Durante o encontro a governadora entregou o resumo do projeto a Alckmin e falou da importância da instalação do equipamento para o desenvolvimento do estado. “Precisamos do apoio do Governo Federal para que esse porto seja um projeto de transformação da economia do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil. É imperiosa a mudança da matriz energética e de toda a cadeia industrial para uma economia verde. O mundo precisa disso e o RN será pioneiro nessa mudança”, disse a governadora.

O presidente em exercício tirou as dúvidas sobre o porto e ressaltou a importância dele para a economia do estado e do Nordeste. Alckmin falou ainda sobre a importância da mudança da matriz energética, para o bem de todo o planeta.

Quanto à fábrica de equipamentos agrícolas, a ideia do Governo do Estado é que ela seja adaptada à realidade da agricultura familiar na região nordestina, e que seja instalada, se possível no Rio Grande Norte. No último mês de abril, a governadora e o secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre Lima, representaram os estados nordestinos na agenda da agricultura familiar que ocorreu paralelamente à Missão Oficial do Brasil à China.

Durante as visitas às fábricas na China, iniciou-se um diálogo sobre a instalação de uma fábrica na região Nordeste, que teria como principal característica a utilização de aproximadamente 80% de peças e insumos fabricados no Brasil. O encontro desta quarta-feira em Brasília serviu também para que a governadora pedisse apoio na finalização do processo de autorização de exportação do camarão “Vanamei” para o país asiático.


Geraldo Alckmin recebeu das mãos de Fátima o resumo do projeto do Porto-Indústria Verde