quinta-feira, 27 de julho de 2023

Maple Bear Natal completa 14 anos e consolida modelo canadense de ensino entre os melhores do RN

Há 14 anos, o sonho de implantar um modelo de educação diferenciado para a capital potiguar, com práticas e metodologias reconhecidas entre as melhores do mundo, fez nascer a Maple Bear Natal. A escola evoluiu ao longo desses anos, se destacou entre as instituições de ensino, modernizou e aumentou sua estrutura e ampliou a sua atuação, oferecendo uma educação continuada de qualidade. 


A Maple Bear Natal tem hoje turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental II (9° ano). A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, com atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.


No ensino fundamental, os alunos desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.


“Essa vontade que a gente tem de dar para os nossos filhos uma educação canadense, bilíngue de verdade, fez com que a gente trouxesse a escola para cá. Isso aqui é a realização de um propósito de vida. Ela faz eu me sentir completo porque a gente consegue ver a transformação da nossa comunidade, da nossa cidade, por meio da educação”, descreveu o sócio fundador e diretor de marketing da escola, Eduardo Bezerra. 


O sonho que começou em 2009 foi crescendo. Neste ano, a escola inaugurou um prédio totalmente novo e especializado para os primeiros anos da educação infantil. A estrutura foi pensada para estimular a psicomotricidade e a convivência, em um espaço lúdico, com maior conforto e acolhimento para as famílias. 


Ensino de destaque


É nesse local que os pequenos descobrem o mundo dos livros. A escola possui um programa de incentivo à leitura com excelentes resultados. Os estudantes chegam a ter contato – seja como leitores ou ouvintes das histórias – com cerca de 2 mil livros entre o período do ensino infantil até o fundamental II. Todos os anos o plano de leitura é atualizado.


Os estudantes ainda vivenciam a Biliteracia, um processo cognitivo de ler para aprender que acontece em duas línguas, adquirindo o hábito e o gosto pela leitura. Com isso, é possível construir um repertório rico, utilizando estratégias importantes, como a inferência. Um trabalho que já colhe resultados. Este ano, a Maple Bear Natal conquistou o primeiro e o segundo lugar das três premiações do 4º Concurso de Redação Sobre a História de Natal.


Além das linguagens, a escola também se destaca em outras áreas do conhecimento. Os alunos da instituição conquistaram 39 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática 2023. O concurso é uma competição anual internacional. Os estudantes conquistaram 6 medalhas de ouro, 8 de prata, 10 de bronze e 15 de honra ao mérito. Eles ainda conseguiram ampliar o número de medalhas de ouro da última competição, no ano passado, quando foram conquistadas quatro medalhas douradas. 


A escola ainda é pioneira na implantação do modelo de Hackaton Educacional no Nordeste, que acontece há quatro anos. A atividade tem como objetivo despertar nos estudantes o protagonismo na busca por soluções de problemas, além de desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe, programação, empreendedorismo e inovação. 


Boas práticas


O crescimento da Maple Bear Natal foi acompanhado pela evolução nas práticas educacionais e no aperfeiçoamento do ambiente escolar. 


Um desses exemplos é a criação de um projeto com foco na valorização e no respeito às diferenças: o “Ninguém é Igual a Ninguém: Ainda Bem!”. O programa trabalha em três vertentes: as diferenças comportamentais, as diferenças estéticas, e as diferenças culturais. O projeto é voltado para os alunos e para o relacionamento deles dentro e fora da escola. São realizados momentos de conversas e falas individuais. Eles trazem experiências que passam por reflexões. 

 

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Maple Bear Natal conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), que reconhece os melhores lugares para se trabalhar. O resultado é fruto de uma série de ações implementadas com foco no bem-estar dos colaboradores da escola.


O GPTW é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação em 109 países ao redor do mundo. Para receber o selo, a instituição conseguiu uma média próxima de 80% de avaliação do GPTW entre quase 180 colaboradores, em uma pesquisa feita de forma anônima.


“Eu me sinto em casa na Maple Bear Natal porque para mim é um ambiente familiar, é uma segunda casa. Por outro lado, é um ambiente também muito estimulante. Quando a gente chega aqui, naturalmente você é estimulado a fazer melhor e a conseguir entregar cada vez mais uma qualidade de educação com excelência”, finalizou o diretor administrativo-financeiro e sócio fundador da escola, Marcelo Freitas.


Sócios Julyana Freitas, Marcelo Freitas, Carolina Bezerra e Eduardo Bezerra e a coordenadora de RH Juliana Bezerra (ao centro)