Durante esta semana, o prefeito do município de Guamaré, Arthur Teixeira cumpre agenda em Brasília, onde participa de uma ação nacional de prefeitos convocada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A iniciativa reuniu aproximadamente 2 mil gestores municipais na capital federal, cujo objetivo é abordar a crise financeira que tem afetado severamente as finanças locais.Segundo Arthur Teixeira, a mobilização contou com a participação de gestores municipais de todas as regiões do país, demonstrando a amplitude e a urgência desse debate. “Nós prefeitos estamos unidos para buscar alternativas e sensibilizar o governo federal e o Congresso Nacional sobre a necessidade de medidas que possam mitigar os impactos da crise nas prefeituras”, destacou o gestor.
Crise nas finanças municipais
O estudo da CNM destaca diversas questões que têm contribuído para a crise nas finanças municipais. A queda nas receitas de fontes essenciais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), somadas aos atrasos nas emendas parlamentares federais, têm impactado negativamente os cofres municipais.