sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Natal: Pacientes e acompanhantes aguardam atendimento no chão na UPA Pajuçara

A denúncia publicada mais cedo pelo portal 98 FM é gravíssima. O fato precisa pelo menos de uma explicação por parte da Secretaria de Saúde da capital, que por enquanto, optou pelo silêncio. 

Pacientes e acompanhantes tiveram de deitar no chão, na noite desta quinta-feira (21), por causa da superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, na Zona Norte de Natal. O flagrante foi feito por servidores da unidade, que usaram as redes sociais para denunciar a precariedade no atendimento.


Imagens divulgadas pelos funcionários mostram também pessoas doentes aguardando atendimento em cadeiras e macas improvisadas. Um dos casos mais graves era o de um paciente com infarto agudo do miocárdio, que tinha um acesso venoso, mas não tinha lugar para ficar e receber a assistência.


Além disso, outro problema era a mistura de pacientes com quadros psiquiátricos e outras condições, o que sobrecarregou os profissionais da enfermagem.


Até a publicação deste post, a Secretaria Municipal ainda não havia emitido nota à imprensa sobre as denúncias que têm repercussão negativa para a gestão do prefeito da capital, o médico Álvaro Dias.