Entre os diversos eventos simultâneos das associações dos servidores das Casas Legislativas do País, apresentados dentro da 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), maior evento Legislativo da América Latina, a Associação Brasileira de Escolas Legislativas e de Contas (ABEL), destacou-se com o importante tema “A contribuição das Escolas Legislativas para o fortalecimento do Parlamento Aberto”.
Essa é a 38ª edição da Abel, que teve um panorama sobre “Estratégias para fortalecer e expandir as Escolas Legislativas no Brasil”, apresentado pelo diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN, José Bezerra Marinho, pela coordenadora da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza, Ticiana Mota, pela diretora Acadêmica da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa do Ceará, Lídia Lourinho e, pela Escola do Legislativo de Minas Gerais, Ruth Schmitz.
Com a sala cheia, a explanação contou com a participação de servidores de diversos setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALERN), como a Divisão Acadêmica, Secretaria Escolar e Pedagógica, Saúde, Jurídico, Comunicação, Coordenadoria-Geral da instituição acadêmica, Infraestrutura, Apoio Logístico, Diretoria Administrativa, Assessoria de Planejamento, além de participantes de outros estados brasileiros.
Já na parte da tarde, em um adendo, José Bezerra Marinho sugeriu que “as Escolas trabalhem para que todos tomem ciência da sua existência e do papel indispensável que desempenha para fortalecimento da Gestão Pública”.
Logo após, o presidente da Unale, o deputado estadual de Pernambuco, Diogo Moraes, e o deputado estadual pelo Ceará Sérgio Aguiar, se fizeram presentes dando boas-vindas a todos os participantes da conferência destacando a importância do evento da Abel nos eventos simultâneos da Unale dando foco ao fortalecimento das Casas Legislativas brasileiras em defesa das políticas que beneficiem o povo.
UNALE
Este ano, a Unale tem como sede o Ceará, e está sendo realizado de hoje (8) à sexta-feira (10), no Centro de Eventos de Fortaleza, que reúne parlamentares e servidores municipais, estaduais. Esta é a segunda vez que o Estado sedia a Conferência, a primeira foi em 2008.
Fundada em 1996, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais reúne todos os parlamentares estaduais do Brasil e tem “a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do Legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país”.