Uma infeliz declaração atribuída a primeira-dama e Secretária de Saúde de Macau, Terezinha Menezes, desdenhando de servidores terceirizados da pasta, em recente reunião com diretores de unidades de saúde, liga o sinal de alerta sobre os cuidados que a população deve tomar com a onda de Fake News que tende a aumentar com vistas às eleições municipais em 2024.
O texto que circula em grupos de WhatsApp, atribui a Secretária de Saúde uma declaração que de fato, não ocorreu, uma vez que, o pagamento de salários dos trabalhadores da Promove não esteve na pauta do encontro. Questionados por servidores, alguns diretores de UBSs têm mostrado indignação e reagido a Fake News em grupos de trabalho no WhatsApp.
Com relação à divulgação de fake News, a Secretária de Saúde ressalta a necessidade de compartilhar informações com fontes seguras. “Temos que combater as fake news, que causam grande confusão, transtorno e são um desserviço à população”, declarou.
Diretor da UBS do bairro do Bairro dos Navegantes, Luciano Henrique rechaça o comentário. “É lamentável que isso ainda ocorra, com o intuito de causar transtornos no ambiente de trabalho e prejudicar a população, uma vez que, durante a reunião não foi falado em momento algum, nada sobre pagamento de salários. Quem conhece o prefeito e a Secretária de Saúde, sabe que eles não comungam com esse tipo de comportamento”, declarou.