O crescimento da chegada de estrangeiros ao Rio Grande do Norte, a vontade de 25,8% dos brasileiros em viajar pelo país, o anúncio da Azul Viagens da chegada de 238 voos a mais durante a alta estação de 2023/2024 e da LATAM programando 176 voos extras com origem ou destino no aeroporto de Natal entre 1º de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024 e, ainda, a estimativa da ABIH de ocupação hoteleira acima de 70% , na média, agora em dezembro são indicadores positivos para alta estação turística no Rio Grande do Norte que tem abertura com a maior micareta do mundo, o Carnatal, de 8 a 10 de dezembro, com 12 horas de festa, por dia, no Corredor da Folia e no Camarote Beats, na Arena das Dunas.
"Nossa cidade tem um grande potencial turístico, por causa de suas praias e sua beleza natural, mas trabalhamos para que esse não seja o único atrativo. A consolidação de eventos como o Carnatal também é importante para o nosso turismo, porque atrai foliões do país e até de fora dele para um dos maiores carnavais fora de época. Somente agora em novembro, tivemos 22 chegadas de voos por dia", enfatizou a secretária de Turismo de Natal, Ohana Fernandes.
Segundo a secretária adjunta de Turismo do Estado, Danielly Christine Rêgo, agora em dezembro até o final de janeiro teremos um incremento de 44% comparando com o mesmo período do ano passado. “Esse resultado é fruto de um trabalho constante do Estado por meio da Setur e da Emprotur, buscando junto às operadoras de turismo ampliar a oferta de voos para os principais mercados emissores de turistas para o nosso destino e realizando campanhas cooperadas de promoção, capacitação com agentes de viagens, entre outras ações. Esses voos dedicados para a alta temporada simbolizam, garantia de trabalho e geração de renda para as milhares de pessoas que vivem do turismo potiguar”, ressalta a secretária adjunta de Turismo, Danielly Christine Rêgo.
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), mostra que a rede hoteleira vai atingir uma ocupação média acima de 70% no período do Carnatal. A festa é considerada a maior micareta do Brasil.
Segundo o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, o momento marca a chegada da alta estação. “A perspectiva para o Carnatal é muito boa, a gente espera uma ocupação média de 70% ou mais, quem sabe ultrapassar os 80%. Isso significa dizer que muitos hotéis estarão com 100% e outros um pouco menos. O Carnatal, tradicionalmente, já é conhecido no turismo como o início da nossa alta estação, a partir dele vamos ter a época do Natal, Réveillon e assim por diante, chegará o verão”, afirmou.
Habib Chalita, do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN (SHRBS-RN) celebrou o bom momento do turismo potiguar. “Sou bem otimista que possamos trazer ainda mais turistas para Natal”, indicou, salientando que a indústria do turismo no RN mostra sua força e a realização do Carnatal é um desses fatores. Nossa rede hoteleira e de alimentação se destaca nisso com a quantidade e a qualidade já reconhecida nacionalmente e também fora do país. "Realizado há mais de três décadas, o Carnatal tem sua contribuição nisso e a edição deste ano acredito que vamos ter um movimento considerável em nossos meios de hospedagem", completou.
No final de julho, a pesquisa inédita realizada pela Futura Inteligência, empresa com mais de 30 anos no mercado, apontava que 25,8% dos brasileiros pretendia fazer viagens até o final deste ano.
O acréscimo na malha aeroviária da Azul Viagens é fruto de uma parceria entre a companhia aérea, a Prefeitura de Natal, o Governo do Estado e a Emproturn. De acordo com Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens, esse número representa um acréscimo de 44% em relação a 2022, num total de 17 voos semanais. As origens escolhidas são: Confins (3), Congonhas (2), Uberlandia (2), Campinas (2), São José do Rio Preto (2), Presidente Prudente, Coritiba, Cascavel, Ribeirão Preto, São José dos Pinhais e Baurú.
Mais eficiente, fortalecida e competitiva, a LATAM programou 176 voos extras com origem ou destino no aeroporto de Natal entre 1º de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, na comparação com a operação regular dos meses de outubro e novembro deste ano. A previsão é transportar 164 mil passageiros em mais de 930 pousos e decolagens da LATAM com origem ou destino no Rio Grande do Norte durante o período das férias de fim de ano.
Na alta temporada 2023-2024, a LATAM vai operar voos diretos entre Natal e outros quatro aeroportos: São Paulo/Guarulhos (27 voos semanais), Brasília (9 voos semanais), Fortaleza (8 voos semanais) e São Paulo/Congonhas (7 voos semanais).
Para a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (ABAV-RN), Michelle Pereira, os números ratificam que o mercado está em retomada. “Essa é uma retomada que ocorre no pós-pandemia, onde saem fortalecidos nosso Estado e nossa economia”, acrescentou.
A chegada de turistas estrangeiros ao Rio Grande do Norte cresceu 91,97% no comparativo entre o primeiro semestre deste ano com igual período de 2022. Os dados, da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, indicam que, de janeiro a junho do ano passado, 4.359 turistas estrangeiros chegaram ao Estado. As entidades ligadas ao trade turístico do Rio Grande do Norte comemoram o aumento do número de turistas estrangeiros no Estado e afirmaram que as expectativas são positivas até o final do ano. Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), disse que “a intenção é que os números só aumentem”. Ele destacou a atuação da entidade para o bom desempenho do setor.