sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Macauense é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do RN

A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta sexta-feira (1), através do mandato do deputado Francisco do PT, Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Literatura Potiguar. Natural de Macau, a ativista cultural, Dorotea Dantas, esteve na lista das personalidades homenageadas, além do jornalista macauense, Vicente Serejo, representado na ocasião pela filha e também jornalista e publicitária, Sylvia Serejo.


Segundo Francisco do PT, o Dia Estadual da Literatura Potiguar é primordial para assegurar e valorizar a história e a cultura Norte-rio-grandense, devolvendo à sociedade sua essência, destacando nomes que contribuíram e contribuem para a formação intelectual do povo potiguar. 


“A data foi instituída pela Lei Estadual nº 10.622, de 5 de novembro de 2019, de autoria do ex-deputado estadual Sandro Pimentel, determinando a comemoração e a realização de atividades para o incentivo e a promoção da Literatura Potiguar, anualmente, no dia 9 de julho”, acrescentou.


Feliz com o reconhecimento do Legislativo Potiguar, Dorotea Dantas revelou o motivo pelo qual a data escolhida foi 9 de julho. “É o aniversário do poeta potiguar Gilberto Avelino e também do Folclorista e fundador do Instituto de Antropologia, atualmente Museu Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo”, disse.


Dorotea Dantas recebeu do saudoso poeta Gilberto Avelino, o carinhoso nome de “Cigarra do Sal”. Atuou como colunista social nos periódicos: Jornal de Macau, O Vale em Notícias e por último, no Jornal O Mossoroense. Conduziu a pasta de cultura do município de Macau na gestão 2017/2020. 


Homenageados:

Alberto Barros da Rocha Júnios (In Memoriam)

Bia Crispim de Almeida

Carlos Henrique Dias Fialho 

Casarão de Poesia de Currais Novos

Cleudivan Jânio de Araújo

*Francisca Dorotea* Fernandes Dantas

Kalina Alessandra Rodrigues de Paiva

Roberto Lima de Souza

Vicente Alberto Serejo Gomes

Woden Coutinho Madruga


Dorotea recebeu a homenagem do Conselheiro do TCE-RN, Poti Júnior