O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN), e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), participou do Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), na Arena BRB Mané Garrincha, que terminou neste domingo, 17 de dezembro. O evento foi realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e recebeu cerca 100 mil visitantes, apresentando os principais atrativos turísticos do país.
De acordo com a secretária da Setur-RN, Solange Portela, por ser o destaque do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), o evento é a vitrine do setor, tanto para o trade, quanto para o público final, que é o foco principal do Salão.
“O retorno do Salão Turismo é bem significativo para a interiorização do turismo, uma vez que as primeiras edições foram quando o PRT começou, então é momento de mostrar os avanços das regiões turísticas, ocasião que a maioria das 11 Instâncias de Governança Regionais potiguares estão formalizadas e poderão apresentar seus segmentos, além da gastronomia e artesanato”, destaca.
A secretária ressalta ainda que a Setur-RN está entre os finalistas do Prêmio Nacional na categoria Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo, com a iniciativa Cursos de Capacitação de Fortalecimento para Atores da Atividade Turística.
A Emprotur-RN apresenta para o público presente, que inclui empresas, agentes de viagens, operadores de turismo, pesquisadores, entre outros, o destino RN com os segmentos de sol e mar, natureza e cultura. Além do segmento tendências, no qual será representado pelo Seridó Geoparque Mundial da Unesco, reforçando o compromisso do estado em promover um turismo consciente voltado para a sustentabilidade.
O Salão Nacional do Turismo - Conheça o Brasil é uma iniciativa que leva os segmentos turísticos de diferentes nichos das 27 unidades federativas do Brasil para a divulgação dos destinos e seus principais roteiros durante os três dias de evento. Este ano, acontece a 3ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, o Rio Grande do Norte está concorrendo.