sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Obras da Adutora Seridó avançam em mais uma etapa

Em mais uma etapa das obras da Adutora Seridó, foi iniciado nesta quinta-feira (25), o assentamento do tubo PRFV (polímero reforçado com fibra de vidro) do trecho 4N da adutora, visando dar celeridade à execução para garantir o abastecimento das cidades de Currais Novos e Acari.

Os serviços realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) são acompanhados pelo Governo do RN, por meio de equipes da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Este trabalho de assentamento do tubo está sendo executado entre os municípios de Currais Novos e São Vicente.

As obras do Projeto Seridó estão sendo realizadas em várias frentes. A do trecho São Vicente Currais Novos tem uma importância adicional. É que o estoque de água dos reservatórios que abastecem as duas cidades – Dourados e Gargalheiras – está em nível crítico e as chuvas da pré-estação não contribuíram para elevar as reservas hídricas do RN. É um trecho emergencial para evitar colapso no abastecimento de Currais Novos, município de 41,3 mil habitantes, e de Acari (10,6 mil), segundo informou o secretário de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varella.

“Além das questões emergenciais, o nosso governo está trabalhando com planejamento para solucionar definitivamente o problema do abastecimento no Seridó. O Projeto Seridó, inserido no PAC, dialoga com a transposição de águas do São Francisco. É um compromisso do nosso governo com a segurança hídrica, um marco para o desenvolvimento da região”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Trecho em obras reforça ações Para evitar o colapso no abastecimento de Currais Novos e Acari