quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Macauense, Padre Jailton é nomeado Vigário Episcopal para regiões Central, Vale do Açu e Salineira

O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, nomeou nesta terça-feira (27) o novo governo arquidiocesano por ocasião do Curso de atualização do clero. Assim, o pároco da Paróquia Santuário de São José dos Angicos, que compreende os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, o Padre macauense, Jailton foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal São João Paulo II (Norte 1: Central, Vale do Açu e Salineira).

"Para nós de Macau foi uma alegria muito grande ao receber essa notícia. Padre Jailton já tem 15 anos de sacerdócio, é um macauense ilustre, um homem de uma sabedoria muito grande e que certamente vai colaborar em nome do povo católico de Macau na condução desse novo governo arquidiocesano, empreendido pelo nosso Arcebispo, Dom João Santos", declarou o administrador da Paróquia de Macau, Padre João Batista.        

O que é e o que faz um Vigário Episcopal

Vigário episcopal, é o sacerdote que, por delegação do bispo diocesano tem poder executivo ordinário sobre determinado território, campo de ação ou grupo de fiéis. Se não for bispo, a nomeação é por determinado prazo, de acordo com a Igreja. É uma atividade relativamente nova dentro da Igreja Católica, e a ação pastoral do Vigário episcopal se dá de diversas formas e situações. Tudo vai depender das disposições dadas pelo Bispo diocesano, pois é ele o pastor e pai da porção do Povo de Deus confiada aos seus cuidados.