Único potiguar a ser eleito presidente do Senado, ex-senador foi um dos agraciados com a medalha dourada exclusiva feita pela Casa da Moeda do Brasil para marcar os dois centenários daquela Casa Legislativa
O ex-senador Garibaldi Alves Filho foi um dos ex-presidentes do Senado Federal homenageados durante a cerimônia que abre as celebrações pelos 200 anos daquela Casa Legislativa. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (5), em Brasília.
O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, que está na capital federal para reuniões em ministérios, participou da homenagem a seu pai. O ex-senador também foi acompanhado por sua esposa, Denise Alves.
Garibaldi Alves Filho foi o único potiguar eleito para presidir o Senado Federal em seus 200 anos de história. Ele esteve à frente da Casa de 2007 a 2009.
"É uma honra e uma emoção muito grande receber essa homenagem porque no Senado Federal, eu enfrentei os maiores desafios da minha vida pública. Em um desses episódios, por exemplo, eu fui o primeiro senador a devolver uma MP do Executivo, fato que despertou muito interesse e representou a independência da Casa", disse Garibaldi Filho.
O ex-presidente do Congresso lembrou ainda que viveu, como senador, momentos importantes da história política do Brasil e foi testemunha ocular desses acontecimentos, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor.
Em quantidade limitada, as medalhas entregues nesta terça-feira a senadores e ex-presidente do Senado — feitas pela Casa da Moeda — foram concedidas como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio à atividade legislativa e política.
O lançamento das medalhas é parte das comemorações do bicentenário do Senado — criado em 25 de março de 1824, quando foi outorgada a primeira Constituição do Brasil.
Durante o lançamento, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que logo após a criação da Casa, pela primeira vez, brasileiros puderam tomar as decisões em nome de um país independente.
Ao longo dos seus 200 anos de história, lembrou Pacheco, o Congresso Nacional foi dissolvido e fechado, e parlamentares tiveram seus mandatos cassados. Também houve momentos mais recentes de ataque à democracia, como o 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas.
Garibaldi, único potiguar a ser eleito presidente do Senado, ex-senador foi um dos agraciados com a medalha dourada