Mais que uma atividade econômica, uma forma de valorizar a cultura e os sabores locais. É dessa forma que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, avalia a Agroindústria de Polpa de Frutas, um projeto voltado para a Agricultura Familiar, realizado pela prefeitura de Guamaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A chefe do executivo estadual esteve presente, nesta quinta-feira (14), no lançamento do equipamento que vai beneficiar diretamente 200 famílias dos assentamentos Santa Paz, Santa Maria 3, Umarizeiro e Lagoa de Baixo, zona rural do município.
“Investir na agricultura familiar é investir no desenvolvimento sustentável do nosso estado, um setor responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Por isso, iniciativas como esta são essenciais para fortalecer a economia local, gerar emprego, renda, e garantir a segurança às famílias agricultoras”, avaliou a governadora Fátima Bezerra.
Com investimento total de R$ 638 mil, o espaço inclui áreas para processamento e armazenamento de produtos em câmara fria, além de instalações para serviços, banheiros e uma copa.
“Esta nova fábrica de polpa vai beneficiar o agricultor, vai beneficiar a cidade de Guamaré, vai beneficiar nossas escolas, nossos hospitais. Enfim, é uma obra fantástica, entregue ao povo, para o povo”, afirmou o prefeito Arthur Teixeira.
A produção de polpas de frutas será conduzida pelas cooperativas locais e comercializada no mercado local. A fábrica vai adquirir a produção dos agricultores dos assentamentos e fazer o beneficiamento, contribuindo para a geração de trabalho e renda na região. As polpas produzidas inicialmente serão de caju, umbucajá, manga e acerola, com capacidade máxima de mil quilos de polpa por dia.