segunda-feira, 15 de abril de 2024

Macau: Equipe do Hospital Antônio Ferraz é vítima de fake news

Essa não é a primeira vez que a equipe médica e de enfermagem do Hospital Municipal Antônio Ferraz e do Pronto Socorro Alfredo Teixeira é vítima de notícias falsas com ataques cibernéticos. No plantão da manhã desta segunda-feira (15), foi divulgado através das redes sociais, um vídeo com a intenção de induzir à população a acreditar que uma senhora desmaiada no chão, estaria naquela situação por falta de assistência médica e hospitalar.

Na verdade, não durou muitas horas após o vídeo viralizar para a própria população externar o repúdio pela distorção dos fatos e repor a verdade, esclarecendo que a senhora estava ali em um momento de dor e desespero, acompanhando um familiar que veio ao óbito, após uma parada cardíaca, mesmo tendo recebido o atendimento emergencial. 

Assistida pela equipe médica de plantão com o acompanhamento do setor de serviço social do HAF, a senhora recebeu toda a assistência necessária pela equipe de plantão. 

Fake news e desinformação 

É lamentável que em um dia difícil para a equipe do HAF com a perda de três vidas durante o plantão, ter ainda que lidar com notícias falsas e desinformação. Em um video, a diretora do hospital, Ivani Varela e o médico plantonista, Dr. William Palhares esclareceram os fatos.

Procura alta 

Com o crescimento dos casos de síndromes gripais e de suspeitas de dengue, o pronto socorro do HAF tem atendido em média 250 pessoas por dia, além das emergências. Somente nesta segunda-feira (15), cinco pacientes foram regulados para Natal.

A clínica médica do hospital está com 15 pessoas internadas em enfermarias. “Qualquer tipo de fake news prejudica a sociedade. Agora imagina quando isso interfere nos profissionais que estão ali trabalhando e se doando para atender a população no serviço de saúde e salvar vidas”, lamentou Ivani Varela. 

Discurso do ódio 

Para se imunizar contra as mentiras, a OMS recomenda sempre priorizar fontes confiáveis. "Além das notícias falsas, a saúde de Macau ainda enfrenta o discurso de ódio de uma pequena parte da população", concluiu Ivani.