O município de Galinhos, no Litoral Norte potiguar, ganhou uma nova rede elétrica mais robusta e resistente à ação da maresia e da salinidade típicas do local. Foram renovados 1.200 metros de cabos da rede de média tensão e, no trecho da travessia entre o continente e a península, instalados seis postes novos, feitos com fibra, material mais resistente à salinidade. As obras beneficiaram cerca de 1.000 unidades consumidoras espalhadas pelo Centro de Galinhos e no Distrito de Galos.
“O trabalho exigiu um planejamento especial, pois a península é ligada ao continente apenas por um pequeno trecho de dunas”, explica Breno Silva, supervisor da Neoenergia Cosern no Litoral Norte. “Outro detalhe importante é que executamos 98% da obra sem necessidade de desligamento do fornecimento, o que reforça nosso compromisso com a prestação de um serviço de qualidade que faz nossa distribuidora ser reconhecida como a Melhor do Brasil”, complementa.
Outras obras importantes
Ao longo de 2023, a Neoenergia Cosern realizou manutenções estruturais, inspeções termográficas e na vegetação em mais de 50% dos quase 60 mil quilômetros de redes de média e baixa tensão que levam energia a todos os municípios potiguares.
A distribuidora também instalou 129 novos religadores telecomandados na rede elétrica, resultando num somatório de 2.017 equipamentos desse tipo, dos quais 42% já estão operando com esquemas de reconfiguração automática, o chamado “self healing”.
Na prática, já é possível normalizar o fornecimento de energia em poucos segundos para quase 200 mil potiguares de forma automática e sem qualquer intervenção humana. De forma geral, os potiguares tiveram energia elétrica disponível durante 99,9% das 8.760 horas do ano.