O Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, condenou duas pessoas pelo tráfico internacional de drogas. Elas tentaram embarcar, a partir do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, com destino a Espanha. Os dois estavam com 2,744 quilos de cocaína.
Naira Lopes Gonçalves, residente em Manaus, estado do Amazonas, foi condenada a 4 anos e 1 mês de reclusão. Como ela está presa desde 2 de outubro de 2023 até 19 de abril de 2024, cumpriria 3 anos 6 meses e 11 dias em regime aberto, pena que foi convertida em prestação de serviço à comunidade.
Jardel da Silva Gonçalves, residente em Tabatinga, também no Amazonas, foi condenado a 3 anos 4 meses e 1 dia de reclusão pena que foi convertida em prestação de serviço à comunidade.
“Como registrado, nos autos, não há notícia de que os acusados Naira Lopes Gonçalves e Jardel da Silva Gonçalves tenham sido presos anteriormente, de integrem organização criminosa, ou sequer que tenham viajado ao exterior em outras oportunidades, indicando, assim, se tratarem das chamadas ‘mulas’ do tráfico, pessoas comumente em situação de vulnerabilidade, que sequer conhecem os principais responsáveis pela droga”, escreveu o Juiz Federal Walter Nunes na sentença.
Ele observou Naira Lopes Gonçalves, foi selecionada para a tarefa como parte de uma estratégia para evitar suspeitas. Nota-se que tem sido cada vez mais comum que traficantes recrutem indivíduos que não despertam suspeitas, tais como mulheres e idosos.