quinta-feira, 23 de maio de 2024

Por uma diocese em Macau

Por ordem do arcebispo metropolitano Dom João Santos Cardoso, a Arquidiocese de Natal instalará no próximo dia 8 de junho uma comissão para realizar um estudo sobre a criação de duas novas dioceses no Rio Grande do Norte. Estudos anteriores mencionavam os municípios de Santa Cruz, João Câmara e Macau como potenciais locais para essas novas dioceses. 

No entanto, conforme matéria publicada no jornal Tribuna do Norte em 24 de maio de 2024, a criação está restrita a apenas duas dioceses. Diante dessa incerteza sobre quais cidades serão contempladas — Santa Cruz e Macau, Santa Cruz e João Câmara, ou João Câmara e Macau — surge a sugestão: por que não criar três dioceses, evitando assim a exclusão de uma dessas cidades? 

FICA A TORCIDA 

Como macauense, recordo que a criação de uma diocese em Macau é um sonho antigo, impulsionado pelo saudoso Monsenhor Honório e posteriormente pelo Monsenhor Penha, ambos com forte vínculo afetivo e religioso com a cidade e seu povo. Esse é um desejo compartilhado por todos os católicos nascidos em Macau, assim como eu. 

Macau possui uma tradicional religiosidade e expressivas manifestações de fé, sendo palco de grandes celebrações, incluindo épicas procissões marítimas e terrestres. A cidade também destaca-se por seu forte movimento escoteiro e pelo histórico vocacional de seus jovens, muitos dos quais se direcionaram ao seminário de São Pedro, onde receberam formação sacerdotal e atualmente estão em missão.

Busquemos concretizar o ideal proposto pelo papa Francisco: "Quanto menor [a área territorial], melhor para se trabalhar e pastorear". 

FICO NA FÉ 

Atenciosamente, Católicos e Macauenses 

Natal, 24/05/2024

Por Tadeu Oliveira-Jornalista