terça-feira, 17 de setembro de 2024

Atividade de Inteligência Estratégica no processo decisório é tema de capacitação na ALRN

Voltado para servidores do Legislativo estadual, da Fundação Djalma Marinho e de entidades parceiras, o workshop "A Importância da Atividade de Inteligência Estratégica no Processo Decisório" foi realizado na manhã desta segunda-feira (16). O evento foi uma promoção do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da ALRN em parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

A primeira explanação foi do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED/RN), Coronel Araújo, que tratou da "Importância da atividade de Inteligência no Processo Decisório em Nível Estratégico". "A atividade de inteligência é um elemento de assessoria indispensável ao Estado, sendo parte de suas instituições permanentes", afirmou. 

O secretário afirmou que para os governantes é importante institucionalizar um serviço de inteligência estratégica. "E torná-lo parte permanente de sua cadeia de planejamento e de comando, onde suas operações se tornam parte indispensável da missão de governar", destacou.

"O momento sublime das nossas atividades é quando prestamos um serviço que muda para melhor a vida das pessoas", finalizou coronel Azevedo. Prestigiaram o workshop a diretora da presidência da ALRN, Dulcinéa Brandão e o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, além dos gestores e servidores. Após a fala do secretário, foi a vez da superintendente da Agência Brasileira de Inteligência no RN (ABIN), Fernanda de Oliveira Müller, que apresentou o tema "Inteligência e Assessoramento". 

"Estamos vivenciando um momento histórico, de combater estigmas e mostrar nossa cara para a população, apesar das nossas atividades não poderem ser publicizadas", afirmou. Fernanda é servidora concursada da instituição e sua explanação foi dividida nos subtemas: Atividade de inteligência; Documentos balizadores da Inteligência; Ameaças e oportunidades e o Assessoramento de alto nível. 

O workshop foi encerrado com o comandante do Policiamento Metropolitano da PMRN, coronel QOPM Antônio Pessoa de Souza Júnior, que explanou o tema "O papel do Usuário Estratégico na Atividade de Inteligência".