Cerca de 12 mil agentes de segurança foram escalados para trabalhar no Rio Grande do Norte durante as eleições municipais do próximo domingo (6), segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed).
O anúncio da operação especial para a eleição foi feito pela pasta em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (4). Os agentes vão atuar nas ruas e espalhados pelos 1.524 locais de votação do estado.
O titular da Sesed, coronel Francisco Araújo, explicou que a distribuição dos agentes no dia da eleição foi feita de acordo com a quantidade de sessões eleitorais que cada município tem e com os pedidos de cada zona eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo a Sesed, com exceção dos servidores de férias ou em cumprimento de licença médica, todos os ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram convocados para trabalhar no dia da eleição. O total do investimento foi de quase R$ 10 milhões em diárias operacionais.
O secretário de Segurança também reforçou que a portaria sobre a Lei Seca - a proibição de vendas de bebidas alcóolicas no dia da eleição - não sofrerá alteração, seguindo uma recomendação feita pelo Ministério Público em 2023. O RN não terá Lei Seca na eleição de domingo.
A pasta também reforçou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbe que os Caçadores Atiradores e Colecionadores (CACs) de transitarem no sábado (5) e domingo (6) com armas e munições em todo o país.
Com informações do G1RN