Para mobilizar e conscientizar a população do sexo feminino sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Macau viabilizou ao longo dos últimos 46 meses uma série de exames de mamografia para mulheres na faixa etária dos 51 a 69 anos. Neste intervalo de tempo, a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 1.629 procedimentos realizados.
O número apresentado é o dobro de mamografias realizadas na gestão 2017/2020. Os exames gratuitos, ofertados para mulheres que têm o agendamento do serviço na rede de saúde do município, atenderam moradoras de todos os bairros, distritos e comunidades do município. “Encontramos uma fila de espera enorme, aguardando esse exame importante e muitas dessas mulheres não tinham condições de pagar pelo procedimento e ainda o deslocamento para outras cidades”, declarou o prefeito José Antônio de Menezes.
PREVENÇÃO - É fundamental estar atento às características naturais das mamas no dia a dia, a fim de identificar possíveis alterações suspeitas. Sintomas como nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; coloração avermelhada na pele da mama ou aspecto semelhante à casca de laranja; modificações no mamilo; secreção espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas devem ser observados.
Descentralização
Durante a ação da Secretaria Municipal de Saúde, uma unidade móvel se descolou para realizar os exames de mamografia nos distritos de Barreiras e Diogo Lopes. “Vale salientar que este é o único exame cuja eficácia na redução da mortalidade por câncer de mama foi comprovada em programas de rastreamento, conforme prevê o Instituto Nacional de Câncer”, concluiu o prefeito e médico, José Antônio de Menezes.