sexta-feira, 8 de novembro de 2024

SESED repete esquema de segurança para o segundo domingo de ENEM no RN

O esquema de segurança pública montado para este segundo e último domingo da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024) no Rio Grande do Norte será o mesmo da semana passada. Pelo menos 1.000 policiais militares participarão da operação. No RN, são 307 locais de prova distribuídos em 40 cidades. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), os policiais estarão presentes durante as escoltas das provas, nos locais de aplicação do exame e fiscalização do certame. No primeiro dia de aplicação das provas no estado, no domingo passado (3), a PM não registrou nenhuma ocorrência relevante.

Gabinete de Gestão Integrada

Assim como aconteceu na semana passada, todas as atividades desenvolvidas pela segurança pública durante as provas serão acompanhadas em tempo real. Para isso, a SESED ativará novamente o Gabinete de Gestão Integrado (GGI), que funcionará ao longo de praticamente todo o domingo (10). O GGI funciona na sede da própria Secretaria, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado. Estarão presentes gestores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, INEP, CEBRASPE e Cosern Neoenergia.

De acordo com o planejamento operacional, os policiais envolvidos nas atividades estão preparados para agir em qualquer situação contrária à paz pública. São elas: 

* Criminosos comuns que possam vir a praticar crimes durante o ENEM 2024; 

* Pessoas que, diante das circunstâncias que envolvem a realização do evento, tentem perturbar a ordem pública; 

* Cidadãos ligados a grupos que possam incorrer em prováveis prejuízos à realização das provas; 

* Pessoas que venham a tentar fraudar ou sabotar os malotes de provas, bem como comprometer sua aplicação.