O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de chuvas, considerado de grande perigo, para Natal e mais 36 cidades do Rio Grande do Norte (veja lista de cidades mais abaixo). O aviso passou a valer das 15h41 desta quarta-feira (5) e permanece em vigor até 8h desta quinta-feira (6).
Além disso, o órgão renovou um outro alerta para todo o estado - aumentando da cor amarela para a laranja, considerado nível de perigo.
O alerta vermelho é o nível mais alto de gravidade na escala do Inmet, sendo considerado de grande perigo, com chuva superior a 60 mm por hora ou maior que 100 mm por dia, além de ventos previstos acima de 100 km/h.
De acordo com o Inmet, no alerta vermelho há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.
Para enfrentar o alerta, as instruções do órgão são: desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos; em caso de situação de grande perigo confirmada: procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.
Em caso de necessidade, acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta atinge ainda parte do litoral da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas.
Cidades atingidas no alerta vermelho
Arez
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Ceará-Mirim
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Ielmo Marinho
Jundiá
Lagoa Salgada
Lagoa de Pedras
Macaíba
Maxaranguape
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nova Cruz
Nísia Floresta
Parnamirim
Passagem
Pedro Velho
Poço Branco
Pureza
Rio do Fogo
Santo Antônio
Senador Georgino Avelino
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
São Miguel do Gostoso
São Pedro
Taipu
Tibau do Sul
Touros
Vera Cruz
Vila Flor
Várzea
Alerta Vermelho: o que significa para o Inmet
Alerta Vermelho: Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência. (Fonte: G1/RN).