quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Macau: CAF abre sem canetas para pacientes que usam insulina

 

Enquanto em boa parte dos municípios brasileiros, os pacientes com diabetes podem retirar canetas de insulina gratuitamente nas farmácias das unidades de saúde municipais e nas CAFs, em Macau, quem precisa do insumo terá que comprar nas farmácias. 


A reclamação chegou ao blog por meio de pacientes que usam insulina e procuraram a Central de Abastecimento Farmacêutico-CAF do Município e foram surpreendidos com a informação que as insulinas não acompanhariam as canetas, sendo entregues apenas o refil com a medicação. Também recebemos informações que a quantidade fornecida não é suficiente para o uso em um mês, diferente do que ocorria anteriormente. 


Segundo um paciente que procurou a CAF no final da tarde, já não tinha mais insulina na unidade de distribuição farmacêutica. Outro grupo de pacientes que faz uso do medicamento, informou ao Blog que dos três tipos de insulinas que foi retirar na CAF, nesta quinta-feira (06), apenas um tipo foi fornecido. Os outros  pacientes voltaram para casa sem o medicamento. 


Os tipos de insulina são classificados de acordo com o tempo de ação no organismo. Os principais tipos são: Insulina de ação rápida, Insulina de ação intermediária, Insulina de ação prolongada, Insulina de ação ultra-rápida. Alguns tipos de insulinas são fornecidas pelo Estado, enquanto insulinas de alta custo são fornecidas pelos municípios para pacientes que não têm condições de adquirir o medicamento.    


O blog deixa o espaço aberto para a Secretaria Municipal de Saúde se manifestar sobre as reclamações recebidas neste primeiro dia de funcionamento da CAF no ano de 2025.