Um cão juvenil, adotado em Natal, foi diagnosticado com o parasito que causa a Doença de Chagas, um achado que acende o alerta para a necessidade de diagnóstico diferencial com a Leishmaniose (Calazar) em animais na região metropolitana. O caso, inédito na cidade, foi revelado por um estudo científico comandado pelo médico veterinário e coordenador do DNA Pet, Vicente Toscano (foto).
O animal analisado era proveniente de São Paulo do Potengi, município endêmico para a doença. O cão apresentava sintomas como desconforto ao defecar, coceira na pele e aumento dos linfonodos. Exames laboratoriais revelaram anemia, alterações cardíacas e a presença do parasita Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas. O uso da biologia molecular e sequenciamento genético confirmou a identidade do parasito com um genótipo já encontrado em áreas silvestres. O estudo foi realizado no Laboratório de Biologia dos Parasitos, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Vicente Toscano destaca a importância do caso como um alerta para a saúde animal e humana: "O cão é um excelente sentinela de novos casos de doença parasitária. Esse caso é importante porque foi descoberto em um animal aqui em Natal, onde não existe o vetor da Doença de Chagas. Ele veio de uma região endêmica para ser adotado aqui", explicou.
Toscano ressalta que a infecção por Trypanosoma cruzi pode gerar reação cruzada na sorologia, resultando em falso-positivos em testes de Leishmaniose, também conhecida como Calazar, outra doença parasitária comum na região. "É uma infecção que tem que entrar no radar para quando for investigar Leishmaniose, principalmente em animais que são de outras regiões do estado ou fazem viagens para lá. É fundamental fazer um diagnóstico diferencial para a infecção por T. cruzi", explica.
A progressão da Doença de Chagas em cães é semelhante à observada em humanos, o que os torna importantes para a pesquisa de novos medicamentos e para a compreensão da dinâmica de transmissão do parasita.
O veterinário Vicente Toscano já realizou outras pesquisas de destaque. Em 2019, um estudo dele apontou que 42% dos cães no interior do RN estavam infectados pelo Trypanosoma cruzi. Em 2022, em um outro estudo, Toscano encontrou o primeiro caso, no Brasil, de um cavalo infectado com o mesmo protozoário. Esse foi um dos primeiros casos descritos pela ciência no mundo.
Doença de Chagas: o que é?
A Doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A transmissão ocorre no momento em que o inseto barbeiro está se alimentando de sangue (repasto sanguíneo), mas também pode ocorrer por transfusão de sangue contaminado, transmissão vertical (de mãe para filho) e ingestão de alimentos contaminados. Na fase crônica, pode causar problemas cardíacos e digestivos graves.
O DNA Pet está localizada na avenida Afonso Pena, 950 A, no Tirol. Mais informações pelo (84) 3026-9599 (fixo e Whatsapp), no endereço www.dnacenter.com.br/dnapet e ainda no @dnapet.lab.