Ao participar da cerimônia de posse do professor José Arnóbio Filho para um novo mandato à frente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra enalteceu a excelência do ensino das unidades do IFRN e disse que se inspirou nele para ampliar e interiorizar o ensino tecnológico da rede estadual.
A governadora se referia à construção de 12 unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), das quais cinco já estão em funcionamento, com 908 estudantes matriculados. De outras cinco em fase final de construção, três serão incorporadas à rede federal. São os IERNs de São Miguel, Umarizal e Touros.
O processo de federalização dessas unidades está tramitando no Ministério da Educação, com previsão de entrarem em funcionamento em 2026, segundo o reitor José Arnóbio.
"Essa é uma das políticas mais virtuosas, mais exitosas dos últimos tempos. Eu participei intensamente da luta pela expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil e, especialmente no Rio Grande do Norte, como deputada federal e como senadora. Saímos da unidade central, aqui em Natal, para 21 e agora iremos ampliar essa rede para 24 unidades. Essa é uma conquista de caráter civilizatório. Sabemos o que a Educação significa na vida da gente, de nossa cidade, de nosso País", ressaltou Fátima Bezerra.
A construção dos institutos integra o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) e vem se somar a outras iniciativas para elevar a qualidade do ensino médio do Rio Grande do Norte, como a ampliação das matrículas em escolas de tempo integral. “Nos inspiramos naquilo que o Brasil tem melhor, que é o modelo dos institutos federais. É uma felicidade sem tamanho para mim. Tem hora que penso estar sonhando", comemorou a governadora.
Para ela, a ampliação dos institutos federais e a construção dos IERNs representam um divisor de águas na qualidade da educação púbica e irão contribuir significativamente para a transformação social e econômica das regiões em que estão inseridos.