Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal de Pendências realizou reuniões com a participação direta da comunidade por meio das comissões permanentes instituídas nesta nova legislatura. A mudança implementada na gestão da presidente Tâmara Galvão é vista como uma iniciativa pioneira e importante para aproximar o Poder Legislativo e a população.
"Anteriormente, só contávamos com a Comissão de Constituição e Justiça. Hoje temos diversas comissões, funcionando ativamente, como a comissão de Educação, Saúde, Obras, Etica, Finanças, além da comissão temporária de Avaliação do Concurso da Câmara", afirmou a presidente da casa legislativa.
Nesta segunda-feira (26), a Comissão de Finanças e Alçamento, presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Paulo Barreto, realizou duas reuniões. A primeira foi interna, reunindo os parlamentares para discutir o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), atualmente em avaliação nas comissões antes de seguir para votação em plenário.
Na sequência, foi promovida uma reunião aberta com servidores municipais, representantes da comunidade e aprovados no concurso público municipal, para discutir a Lei n° 05 do Poder Executivo. O projeto trata do rateio do incentivo financeiro do Ministério da Saúde destinado às equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e à equipe multidisciplinar do município.
A reunião contou com a presença da secretária de Saúde, técnicos da Prefeitura Municipal, vereadores da base aliada como Fernando Júnior (líder do governo) e Alexandre Montenegro. Diversos pontos do projeto foram debatidos e sugestões de ajustes foram deliberadas para garantir benefícios aos profissionais envolvidos.