Sessão Ordinária de 27 de maio de 2025
O vereador-presidente Eudes Miranda abriu os trabalhos legislativos, solicitando que a primeira secretária fizesse a chamada nominal dos vereadores presentes. Após a leitura nominal dos vereadores presentes, o vereador-presidente seguiu com os trabalhos legislativos;
Expediente
O vereador-presidente solicitou que a redatora de ata fizesse a leitura da sessão anterior;
- Leitura e aprovação da ata da última Sessão Ordinária 20 /05/2025;
Após leitura da ata da última sessão, o vereador-presidente a colocou a ata em discussão, em seguida, em votação, sendo aprovada pelos vereadores presentes.
O vereador-presidente solicitou que a redatora de ata fizesse a leitura das matérias do expediente;
Tribuna
O vereador-presidente abriu tempo regimental para o uso da palavra dos vereadores na tribuna;
Vereador Diego de Lisete: o parlamentar iniciou sua fala cumprimentando todos os presentes e seguiu com críticas ao horário tardio do início das sessões, nas últimas semanas e sugeriu que o mesmo fosse modificado. O parlamentar citou um caso ocorrido na área da saúde que repercutiu nas redes sociais e citou ainda uma publicação da vereadora Eliane Guedes em suas redes sociais. O vereador também criticou a postura do Secretário Municipal de Educação, e teceu críticas ainda, sobre o comportamento do mesmo à frente da pasta. Citou também o problema da superlotação dos ônibus escolares e da coleta de lixo.
Vereador Helder de Oliveira: o parlamentar iniciou sua fala cumprimentando todos os presentes e seguiu e em seguida, falou sobre ações judiciais contra partidos políticos. O vereador fez ainda algumas críticas contra a gestão municipal e encerrou sua fala.
Vereador Gustavo Santiago: o parlamentar iniciou sua fala cumprimentando todos os presentes e seguiu e se referiu a fala do colega vereador Diego de Lisete, com alguns esclarecimentos sobre o caso citado na fala do colega e criticou o vereador pela falta de transparência nas informações.
Não havendo mais vereadores inscritos para fazer o uso da tribuna, o vereador-presidente seguiu com os trabalhos legislativos;
Ordem do Dia
O vereador-presidente solicitou que os vereadores propositores fizessem a leitura e defesa das matérias de suas autorias;
- Matéria Legislativa nº 058/2025 – Requer do Excelentíssimo Sr. Presidente desta Augusta Casa Legislativa que encaminhe o requerimento à Secretaria de Obras do Município, onde solicita a solução dos buracos existentes na Rua Rio Amazonas, no Conjunto Vila Maria, de autoria do vereador Diego de Lisete;
O vereador fez a leitura e defesa da matéria de sua autoria e pediu aos colegas vereadores aprovação. A pauta foi posta em discussão e votação, sendo reprovada pela maioria dos vereadores presentes;
- Matéria Legislativa nº 059/2025 – Requer do Excelentíssimo Sr. Presidente Desta Augusta Casa Legislativa que encaminhe Requerimento à Secretaria de Obras e a Secretaria Esportes do Município, onde solicita a manutenção e se possível troca da grama sintética das quadras de society da Praça do Conjunto Vila Maria e da Comunidade de Salina da Cruz, de autoria do vereador Diego de Lisete.
O vereador fez a leitura e defesa da matéria de sua autoria e pediu aos colegas vereadores aprovação. Após discussões, a pauta foi posta em votação, sendo reprovada pela maioria dos vereadores presentes;
- Matéria Legislativa Requerimentos – 060/2025 – Requerimento solicitando a Revisão da iluminação da Praça da Juventude em Baixa do Meio, de autoria do vereador Márcio de João Pedro.
O vereador fez a leitura e a defesa da matéria de sua autoria e pediu aos colegas vereadores a aprovação. A pauta entrou discussão e votação, sendo aprovada pela maioria dos vereadores presentes;
Após encerramento da ordem do dia, o vereador-presidente seguiu com os trabalhos legislativos;
Comunicações Parlamentares
O vereador-presidente abriu tempo regimental para o uso da palavra dos vereadores;
Vereador Edinor de Albuquerque fez uso da palavra e citou uma fala supostamente dita pelo gestor municipal, rebateu a fala, e criticou os serviços de saúde do município, enumerando problemas na área de saúde municipal, citou falta de profissionais na área e encerrou sua fala.
Vereadora Eliane Guedes fez uso da palavra, e esclareceu os fatos narrados pelo colega vereador Edinor de Albuquerque, e fez uma explanação sobre o tema abordado pelo colega parlamentar e criticou o oportunismo de algumas pessoas. A vereadora falou ainda dos serviços que o município oferecem à população, fazendo uma breve prestação de contas e encerrou sua fala.
Vereador Dedezinho fez uso da palavra, e parabenizou os profissionais da saúde do município pelas ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O vereador ainda fez uma breve prestação de contas dos serviços oferecidos pela saúde do município e encerrou sua fala.
Vereador Genilson Gomes fez uso da palavra, e falou sobre o dia do técnico em enfermagem, sua profissão, parabenizou os profissionais da saúde e encerrou sua fala.
Vereador Gustavo Santiago fez uso da palavra, e citou a fala do colega vereador Genilson Gomes, e parabenizou os profissionais da saúde em especial aos técnicos de enfermagem. O parlamentar ainda citou alguns temas polêmicos debatidos na referida sessão e encerrou sua fala.
Vereador Helder de Oliveira fez uso da palavra, e parabenizou o colega vereador Márcio de João Pedro pela passagem do seu aniversário. O parlamentar citou as falas dos colegas vereadores, e falou sobre paz entre todos e encerrou sua fala.
Vereador Diego de Lisete fez uso da palavra, e criticou a postura dos colegas vereadores da situação pela postura em relação a votação aos seus requerimentos, e citou alguns outros assuntos debatidos na referida sessão e encerrou sua fala.
Vereador Carlos Câmara fez uso da palavra, e falou sobre temas relacionados à sessão e encerrou sua fala.
Não havendo mais nenhum vereador inscrito, o vereador-presidente encerrou a presente sessão e convocou todos para à próxima sessão.