
Na manhã deste sábado (07), a capital do estado foi palco de um momento especial da programação sociorreligiosa do São João de Assú 2025. A missa do Encontrão das Famílias Assuenses em Natal, realizada no Colégio Nossa Senhora das Neves, reuniu dezenas de fiéis e conterrâneos em um ato de fé, saudade e tradição, promovido pela Colônia Assuense em Natal.
Com raízes que remontam à década de 1930, a Colônia Assuense mantém viva a missão de reunir os filhos e filhas de Assú que residem em Natal, fortalecendo os laços com sua história, cultura e religiosidade. O evento acontece anualmente e integra oficialmente a programação do São João Mais Antigo do Mundo, que neste ano celebra 299 anos de tradição.
A celebração eucarística contou com a participação do padre de Assú, Wescley Paulo, representando a Paróquia de São João Batista. Em sua homilia, o sacerdote agradeceu a presença dos fiéis assuenses na capital, reforçou o convite para os festejos em Assú e destacou a esperança no avanço do projeto de criação da Diocese de Assú. Ele também compartilhou planos futuros, como a climatização completa da Matriz de São João Batista, em benefício dos devotos.
Durante a missa, foi anunciada uma novidade que reforça os laços entre fé e tradição. Nos dias 09, 10 e 11 de junho, a imagem de São João Batista, que será utilizada na procissão em Assú, percorrerá lares de fiéis assuenses que vivem em Natal, levando bênçãos e renovando a devoção ao padroeiro.
O momento contou com a presença do prefeito Lula Soares, do ex-prefeito Dr. Gustavo Soares e dezenas de devotos. Emocionado, o atual prefeito ressaltou a importância de participar da celebração.
“Fiz questão de estar presente porque sou devoto de São João Batista, e também por acreditar que nossa fé e nossa tradição devem ser levadas aonde o povo de Assú estiver. É uma alegria ver nossa cultura sendo celebrada com tanto amor, mesmo fora da nossa terra. Fui colônio assuense por 10 anos, conheço a força das nossas raízes”, afirmou Lula Soares, que aproveitou para convidar todos para prestigiar o São João de Assú.