A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (26) da solenidade comemorativa dos 191 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN). Na ocasião, foram entregues as medalhas do Mérito Policial Luiz Gonzaga e do Mérito Profissional Coronel Bento Manoel de Medeiros. Ao todo, cerca de 250 pessoas foram agraciadas.
A governadora destacou que a honraria é um reconhecimento formal ao serviço prestado por homens e mulheres dedicados à segurança pública. Criada em 1977, a Medalha Luiz Gonzaga é a mais antiga e elevada comenda da PMRN. Já a Medalha de Mérito Profissional Cel. Bento Manoel de Medeiros reconhece a competência e o mérito funcional. Entre 2019 e 2025, mais 900 personalidades já foram homenageadas.
“Estas medalhas são o reconhecimento do Governo do Estado aos que deixam algum marco em serviços prestados, não só à segurança pública, mas também à cidadania e ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte. É um marco histórico de reconhecimento àqueles e àquelas que merecem ter a memória homenageada”, disse Fátima Bezerra.
Em discurso durante o evento, a governadora Fátima Bezerra fez um balanço dos investimentos realizados na corporação. Ela destacou que, desde 2019, o governo realizou cinco concursos para a Polícia Militar. O primeiro, em 2020, ocorreu após 15 anos sem certame para a corporação.
"Superamos um déficit histórico com a realização de cinco concursos públicos e cerca de 20 mil promoções nos últimos seis anos. Nossa frota ganhou mais de 700 viaturas novas e investimos fortemente em tecnologia e inteligência policial", disse.
A chefe do Executivo ressaltou ainda que os resultados desses investimentos aparecem nos números da segurança. Dados oficiais mostram redução de 20% nos homicídios entre 2022 e 2023, além de queda de 21% nos feminicídios em 2024. O Rio Grande do Norte saiu da posição de estado mais violento do país e hoje figura entre os quatro que mais reduziram crimes violentos.
"Durante os festejos juninos, de Mossoró a Natal, ouvimos a população elogiar o trabalho integrado entre PM, Bombeiros e Polícia Civil, incluindo a importante atuação da Patrulha Maria da Penha", destacou a governadora. E complementou: "Que a PMRN siga cumprindo sua nobre missão de proteger o povo potiguar e garantindo direitos fundamentais".
O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Pessoa, ressaltou o fortalecimento da corporação ao longo dos últimos cinco anos. Ele celebrou, entre outras ações de modernização, o concurso para oficiais, ocorrido em 2023, que reforçou o quadro de Saúde da Polícia Militar, com 78 novos integrantes.