quarta-feira, 2 de julho de 2025

Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN

Com foco no fortalecimento das políticas públicas de qualificação e desenvolvimento do setor turístico, o Governo do Rio Grande do Norte promoveu, na tarde desta quarta-feira (3), uma reunião estratégica na sede da Governadoria, em Natal. O encontro teve como objetivo alinhar e consolidar os detalhes do plano de trabalho já enviado ao Ministério do Turismo (MTur), visando à implantação da Escola Nacional de Turismo no RN.

A proposta integra uma política nacional coordenada pelo MTur, que prevê a criação de uma unidade da escola em cada estado brasileiro, com foco na capacitação profissional de trabalhadores do setor. No caso do Rio Grande do Norte, o projeto será distribuído em 11 cursos profissionalizantes, com execução em cinco polos regionais: Natal, Mossoró, Canguaretama, João Câmara e Currais Novos.

Participaram da reunião a governadora Fátima Bezerra, a secretária de Turismo Marina Marinho, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN) e da equipe técnica responsável pela elaboração do plano.

“O turismo é uma das principais forças econômicas do nosso estado, e não existe turismo forte sem gente preparada, valorizada e incluída. Essa reunião é mais um passo importante no nosso compromisso de levar educação, qualificação e oportunidade para todo o Rio Grande do Norte. A Escola Nacional de Turismo é uma política de inclusão e desenvolvimento regional que precisa sair do papel com o protagonismo do nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o encontro.

Com um investimento previsto de R$ 7,5 milhões, a proposta potiguar aposta em um modelo de descentralização que garante capilaridade e inclusão. O plano prevê que parte dos recursos seja executada por meio da FUNCERN, enquanto outra parte será descentralizada diretamente ao IFRN, responsável pela coordenação pedagógica e formativa.

A Escola Nacional de Turismo pretende atender prioritariamente trabalhadores e trabalhadoras do setor turístico, além de jovens em situação de vulnerabilidade que desejam ingressar no mercado. Todos os cursos serão gratuitos e contarão com auxílio financeiro aos matriculados, promovendo inclusão, permanência e mobilidade social.

A reunião na Governadoria reforça o compromisso do Governo do Estado em dialogar com as instituições e consolidar parcerias estratégicas para garantir que o Rio Grande do Norte esteja entre os primeiros estados a concretizar essa importante iniciativa do Ministério do Turismo.