Na última sexta-feira (1º), a governadora reuniu representantes de entidades do setor produtivo do Rio Grande do Norte para anunciar um pacote de medidas emergenciais adotadas pelo governo estadual. Entre elas, está o aumento da desoneração do ICMS às empresas integrantes do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi), oficializado por meio do Decreto nº 34.771/2025, publicado na quinta-feira (31).
Outra frente de ação é a busca ativa por novos mercados para escoamento dos produtos afetados, em articulação com o Ministério das Relações Exteriores e agências de comércio internacional.
Entre janeiro e junho de 2025, as exportações potiguares para os Estados Unidos somaram US$ 67,1 milhões, colocando o país norte-americano entre os três principais destinos comerciais do estado.
Alinhamento federativo e união regional
Os governadores do Nordeste reafirmaram seu apoio às ações do governo federal e sua disposição em contribuir com a construção de um plano de resposta articulado. A proposta é combinar esforços entre União e estados para preservar empregos, garantir apoio ao setor produtivo e defender a competitividade das economias locais.