“Deus me livre de não ser baiano”. Foi com essa frase e em tom bem-humorado que Augusto César Gouveia Correia Lima celebrou o Título de Cidadão Baiano outorgado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira (26). A honraria foi proposta no Parlamento pelo deputado Niltinho (PP) e entregue ao Paraibano, durante solenidade conduzida pela presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos.
O Plenário Orlando Spínola ficou lotado para a sessão especial que reuniu amigos e familiares do diretor regional Norte/Nordeste do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Augusto Correia Lima. O homenageado foi conduzido ao plenário pelo deputado Paulo Câmara (PSDB) e recebeu o título de cidadania das mãos da esposa Veruska Correia Lima e do neto Thomas Correia Lima Maia.
Em sua saudação, a presidente Ivana Bastos falou da alegria de participar da sessão que reconheceu o comunicador Augusto Correia Lima como cidadão baiano. “Essa é uma história de um comunicador nato, um case de sucesso da vida real marcado pelo talento e pelo amor pela Bahia”, elogiou. A chefe do Legislativo também aplaudiu a iniciativa do deputado Niltinho por apresentar a sugestão do título para o gestor da TV Band.
O proponente, por sua vez, foi à tribuna ressaltar o mérito e o reconhecimento da história de Augusto Correia Lima na divulgação da cultura, da musicalidade e do carnaval da Bahia para o Brasil e o mundo. Niltinho afirmou que a outorga do título é apenas uma oficialização, pois nas veias do homenageado já corria dendê. “Esse é um momento que me deixa muito feliz, porque foi uma homenagem aprovada aqui na Casa por unanimidade. Mostra o tamanho do carinho que todos têm por você”, externou o deputado.
O parlamentar destacou a história do comunicador natural de João Pessoa, na Paraíba, e que tem formação em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda. Atualmente, comanda as emissoras de rádio e TV do Grupo Bandeirantes no Norte/Nordeste.
Na área da comunicação, relembrou o deputado, Lima dirigiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) de Alagoas e Paraíba. Em 2005, assumiu uma diretoria nos Diários Associados na Paraíba, onde passou a comandar os sete veículos do grupo, sendo duas emissoras de TV, dois jornais e três emissoras de rádio. Posteriormente, foi diretor dos veículos impressos do Sistema Correio de Comunicação. Já em 2009, mudou-se para o Rio Grande do Norte, onde passou a integrar o Grupo Bandeirantes. Lá, implantou uma reestruturação técnica, digitalizando o sinal da emissora no estado.
Por fim, completou Niltinho, Augusto Correia Lima chegou à Bahia, em 2018, para implantar a regional Norte/Nordeste das rádios e TVs do grupo Band. “A Band Bahia ampliou significativamente seu conteúdo local, valorizando os interesses, a cultura e as vozes do povo baiano. Projetos culturais, esportivos e de utilidade pública passaram a ter espaço e visibilidade, refletindo a imensa riqueza natural, artística e histórica do nosso estado”, apontou o legislador.
Emocionado, Augusto Correia Lima agradeceu ao deputado Niltinho e à ALBA pela concessão da homenagem. “Receber esse título é motivo de profunda alegria e emoção. Esta honraria representa muito. É mais do que um reconhecimento formal, é a confirmação de um vínculo afetivo, cultural e humano que me liga a esta terra tão rica em história, tradição e acolhimento”, discursou o mais novo cidadão baiano.
Lima também dirigiu agradecimento especial aos amigos e familiares que lotaram o plenário e prestigiaram a sessão especial. “A partir de agora, trago, não apenas de coração, mas também de direito essa identidade que muito me orgulha. A Bahia generosamente me recebeu de braços abertos e fez com que eu me sentisse parte dela”, relembrou.
A mesa de convidados foi composta por autoridades e personalidades como o secretário estadual de Comunicação, Marcus Vinicius Di Flora, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o secretário de Governo na Prefeitura de Salvador, Cacá Leão, representando o prefeito Bruno Reis; o diretor de Rede e Expansão da Band Norte/Nordeste, Diego Trajano, representando Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; o assessor da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo e ex-deputado estadual da Paraíba, Trocolli Júnior; a subsecretária de Comunicação de Salvador, Marina Sampaio, representando a secretária Renata Vidal; a presidente da Banda FM de Vitória da Conquista, Kátia Rebouças; a presidente da Associação Bahiana de Imprensa, Suely Temporal; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso; e o empresário da agência de propaganda W4, Robson Wagner. Quem também prestigiou a solenidade foi o deputado Matheus Ferreira (MDB).
Com informações da ALBA.