segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Natal: Cármen Lúcia, Ivan Baron e Daniel Mundukuru vão estar em seminário, nesta quarta (26), com 1,5 mil educadores

Com uma programação que reúne grandes nomes da educação, da justiça, da cultura e dos movimentos sociais, o Seminário Crescendo Juntos 2025 acontece nesta quarta-feira (26), no Teatro Riachuelo, em Natal, a partir das 09h, reunindo cerca de 1.500 participantes. O evento é promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) e tem como eixo central a reflexão sobre educação como ferramenta de transformação social.

Entre os destaques da programação está a participação especial (on-line) da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. O seminário é voltado para professores, gestores escolares, dirigentes municipais, estudantes de pedagogia, comunicadores e demais interessados nos temas de inclusão, ética, diversidade, tecnologia e bem-estar docente.

“A cada edição, o Seminário Crescendo Juntos reafirma a força da educação pública municipal do Rio Grande do Norte. Este é um momento de troca, de formação e de reconhecimento do trabalho que impacta a vida de milhares de estudantes. Reunimos vozes diversas para refletir sobre um futuro mais justo, inclusivo e comprometido com o aprender”, destaca Petrúcio Ferreira, presidente da Undime/RN, da Undime Nordeste e dirigente municipal de educação de Goianinha.

Palestrantes e Temas Principais

O Seminário vai começar discutindo o contexto atual na educação Brasileira, com Idilvan Alencar, vice-presidente da Undime Nacional e Dirigente municipal de Educação de Fortaleza. Ele é também Deputado Federal licenciado e já assumiu a Secretaria da Educação do Ceará e a presidência do FNDE.

Às 09h30, o educador e escritor Hamilton Werneck, referência nacional em formação docente, metodologias ativas e humanização da escola vai apresentar a conferência “Como relacionar tecnologia com equilíbrio emocional em sala de aula”, debatendo os impactos do avanço tecnológico no bem-estar emocional dos profissionais de educação.

Na sequência, a ministra do STF, Cármen Lúcia, participa virtualmente, abordando a educação como instrumento de empoderamento feminino, justiça social e igualdade de oportunidades. O painel terá como convidada a Chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Mônica Pinto, e mediação da Especialista do UNICEF em Educação, Verônica Bezerra.

No período da tarde, o debate “Educação, cultura e diferença: a escola como espaço de potencialização das diversidades” reúne o ativista potiguar Ivan Baron, referência nacional na luta anticapacitista, e a pesquisadora e antropóloga Pietra Azevedo, especialista em gênero, sexualidades e travestilidades no Nordeste. A mesa discute o papel da escola como espaço de transformação e de promoção de uma pedagogia antilgbtfóbica, antirracista e anticapacitista. A mediação será da antropóloga, mestre e doutora em Antropologia Social pela UFRN, Amanda Raquel.

Depois, o escritor, educador e ativista indígena Daniel Munduruku ministra a palestra “Currículo escolar: ancestralidade e saberes indígenas”, trazendo reflexões sobre a inserção das culturas originárias na educação básica, a valorização dos saberes tradicionais e o fortalecimento da diversidade cultural nas escolas.

A Educação Empreendedora também será pauta no evento, com uma reflexão sobre a importância de estimular o protagonismo, a criatividade e o pensamento inovador desde a educação básica. O convidado é o Especialista em Estratégia (UFRN), Gestão Financeira (UNI-RN), Negócios Digitais (PUC-RS) e Dados (IMD), Everton Lucena. Ele atua como Analista Técnico do Sebrae, à frente da gestão do programa Educação que transforma.

O encerramento ficará por conta da personagem “Selma de Nieta”, criada e interpretada pelo humorista cearense Jorge Luiz. Ela é conhecida por sua participação em eventos e por seu sucesso nas redes sociais, onde sua frase característica é "deixe ela", além de ser chamada de "Mãe da Educação". A programação completa está disponível em seminariocrescendojuntos.com.

O seminário tem apoio institucional do Governo do Rio Grande do Norte, SEBRAE, FEMURN, Governo Federal, Undime Nacional e UNICEF, além de parceiros como CEI, Desk, Apform, ApService, Editora Dogo Maker, Editora Futura, Grupo Infinity, Saber Soluções Educacionais, YanTEC, Bobby Análise de Aprendizagem, Innova Educação, Aprende Brasil, Lucgraf Editora e Gráfica e Multilaser.