segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Novas diretrizes apontam que exame feito no DNA Pet é essencial para diagnóstico da leishmaniose

As publicações recentes das Diretrizes para Leishmaniose Visceral Canina 2025 atualizaram o protocolo para diagnóstico e manejo da doença, indicando o PCR em Tempo Real como o método mais sensível, preciso e confiável para a detecção de Leishmania infantum, especialmente em estágios iniciais ou em animais com baixa carga parasitária. No Rio Grande do Norte, o laboratório DNA Pet é o único com estrutura própria para a realização desse exame em seu rol de serviços.

As novas diretrizes foram apresentadas durante o XXVI Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina, realizado pelo Grupo de Estudos sobre Leishmaniose Animal (Brasileish), principal referência em pesquisa da doença no país. "Trata-se de um recurso tecnológico único no estado e determinante para salvar vidas, reduzir sofrimento, orientar tratamentos com segurança e proteger a saúde pública", explica Vicente Toscano, responsável técnico e coordenador do DNA Pet.

O DNA Pet faz parte do Grupo DNA Center. Com sede própria na Avenida Afonso Pena, 950 A, no bairro Tirol, em Natal, o laboratório dispõe de salas de coleta especializadas e equipe formada por veterinários com experiência em patologia, além de pontos de apoio que garantem atendimento em toda a Grande Natal. 

Mais informações estão disponíveis pelo telefone (84) 3026-9599 (fixo e WhatsApp), no site www.dnacenter.com.br/dnapet e no Instagram @dnapet.lab.