quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI-RN, foi selecionado no 2° Edital de Projetos Incentivados 2025 – Leis de Incentivo Federal, da Transportadora Associada de Gás (TAG), e vai levar capacitação profissional gratuita, em 2026, a jovens de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.

Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, com duração de 160 horas, cada – o equivalente a dois meses de estudos. 

O projeto vai beneficiar 300 pessoas, com idades entre 16 e 18 anos. A previsão é a formação de 12 turmas, com 25 alunos cada. 

De acordo com a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, “o diferencial da iniciativa é a entrega da formação localmente, com a oferta, pela primeira vez, desses cursos no município”.

O processo seletivo será iniciado em março e o começo das atividades está programado para abril. O objetivo, segundo a proposta aprovada no edital, é desenvolver competências técnicas, socioemocionais e empreendedoras nos participantes, ampliando as perspectivas de inserção futura no mercado de trabalho.

Oportunidades

“O SENAI-RN tem trabalhado para ampliar a presença em locais de interesse da indústria, nas cidades do interior. É uma estratégia importante da nossa atuação, levar o conhecimento para campo, para que as pessoas possam acessar com mais facilidade as oportunidades em qualificação profissional de qualidade”, diz Amora Vieira.

“Com essa estratégia e com a atuação da TAG investindo na formação dessas pessoas localmente e de forma gratuita para os alunos, temos uma união de esforços para transformar vidas nas cidades elegíveis para essa iniciativa”, acrescenta.

As aulas serão presenciais, com conteúdos teóricos e práticos e vão abordar desde normas técnicas, até questões relacionadas à segurança, cidadania e ética profissional. 

Por meio do edital, serão destinados aproximadamente R$ 1,37 milhão como patrocínio da TAG às atividades do projeto. Os recursos são oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, autorizado pela Lei Federal 8.069/1990 e criado em 1991 pela Lei nº 8.242. O projeto terá duração de 18 meses. 

A quantia integra os R$ 57,85 milhões previstos no edital da empresa para apoio a iniciativas em diferentes áreas, provenientes de benefícios fiscais oferecidos por leis federais de incentivo. O objetivo, de acordo com informações divulgadas pela TAG, foi selecionar projetos que contribuam para o desenvolvimento cultural, ambiental, econômico e social, com foco na democratização e descentralização do investimento, nas áreas de influência das atividades da empresa.

O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI, foi enquadrado na Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, que contempla iniciativas que contribuam para a inclusão social de crianças e adolescentes, que promovam a garantia do direito à vida e saúde, educação, liberdade e à convivência familiar e comunitária desse público.

Ao todo, 73 projetos foram aprovados no Brasil. O processo de avaliação contou com três fases, incluindo análise de documentos, avaliação qualitativa dos projetos e seleção pela Comissão Avaliadora, além de avaliação de due diligence ética realizada conforme critérios previstos em normativo interno da TAG.