Com o objetivo de democratizar o acesso à educação tecnológica e o uso da Inteligência Artificial em municípios interior do Rio Grande do Norte, o Sistema FIERN, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), criou um projeto de educação tecnológica itinerante que será desenvolvido – pela primeira vez no Sistema Indústria – por meio de uma Unidade Móvel de Inteligência Artificial.
O projeto faz parte das ações do Centro de Inovação em IA Aplicada (CIIA) e será lançado durante evento na Casa da Indústria, nesta segunda-feira, dia 1° de dezembro, às 16h. A Unidade é climatizada, imersiva e interativa, com capacidade de atendimento para até 30 alunos por ação educacional.
Inicialmente, a Unidade Móvel de IA vai percorrer cidades do estado com até 6 mil habitantes, levando a trabalhadores da indústria potiguar e também a jovens da comunidade em geral, o desenvolvimento de competências tecnológicas para uso prático de IA em situações aplicadas ao cotidiano e ao ambiente produtivo.
A escolha dos municípios será definida com base em avaliação técnica do Observatório da Indústria MAIS RN, considerando população, número de indústrias locais e demandas relacionadas ao acesso à tecnologia.
Estrutura
A Unidade Móvel de IA é um ônibus que foi totalmente adaptado para fins educacionais, passando a contar com quatro cenários de estações de aprendizagem estruturadas em seis etapas de ensino, que incluem conceitos básicos de IA, atividades guiadas, experimentação e resolução de problemas. O ambiente é climatizado, imersivo e interativo, com capacidade para até 10 alunos por ciclo de aprendizagem e até três ciclos por ação.




