O Governo do Rio Grande do Norte apresentou nesta sexta-feira (30) números positivos no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do último quadrimestre de 2025. O destaque fica para o crescimento de 13,06% na Receita Corrente Líquida (RCL) e a inversão da curva de gastos com pessoal, que voltou a cair após dois anos de alta.
Principais Indicadores:
Gestão Fiscal: O comprometimento da receita com a folha de pagamento caiu para 56,41%, o menor índice desde 2023.
Investimentos Prioritários: O Estado cumpriu com folga os limites constitucionais, aplicando 12,37% na Saúde(mínimo de 12%) e 27,46% na Educação (mínimo de 25%).
Origem dos Recursos: O aumento da receita foi impulsionado pelo combate à sonegação fiscal, fruto do trabalho dos auditores da SEFAZ-RN, e pelo crescimento de 12% nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Para o secretário da Fazenda, Cadu Xavier, os dados mostram que o Estado retomou a trajetória de equilíbrio, garantindo o funcionamento da máquina pública e os investimentos essenciais mesmo diante de desafios econômicos. A expectativa do Tesouro Estadual é que a queda no índice de despesa com pessoal continue em 2026.




.jpeg)