quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Calor e viroses: pediatra alerta para aumento de infecções em crianças no verão


Com o verão, aumentam os casos de viroses em crianças, um cenário comum nessa época do ano por causa das altas temperaturas, maior circulação de pessoas, consumo de alimentos fora de casa e risco maior de desidratação. Os quadros costumam ser leves, mas exigem atenção das famílias para evitar complicações e garantir uma recuperação rápida.

Segundo a pediatra Neuma Queiroz, da Clínica Médica do DNA Center, as viroses mais frequentes no período são as gastrointestinais, que provocam sintomas como dor abdominal, diarreia, vômitos, febre e mal-estar, além das virores respiratórias, que podem causar coriza, tosse e febre baixa. “O calor favorece a proliferação de vírus e bactérias. Muitas vezes, a criança apresenta dor de barriga e mal-estar por conta da desidratação ou da ingestão de alimentos mal lavados ou mal conservados”, explica a pediatra.

A médica destaca que a prevenção ainda é a principal aliada. “A orientação é manter a criança bem hidratada, incentivar o consumo de água ao longo do dia e reforçar hábitos simples, como lavar bem as mãos e os alimentos”, reforça. Quando os sintomas surgem, o diagnóstico rápido faz toda a diferença. “Nem toda febre ou diarreia precisa de antibiótico. Os exames ajudam a diferenciar uma virose de outras infecções e dão mais segurança para a família”, afirma.


DNA Kids


Nesse contexto, o DNA Kids, unidade infantil do DNA Center, se destaca como referência em exames laboratoriais voltados para o público infantil. Localizado na Avenida Afonso Pena, 950, no bairro do Tirol, o espaço foi projetado para oferecer conforto e acolhimento às crianças, com estrutura ampla, estacionamento, fraldário, brinquedoteca temática e boxes de coleta adaptados.


O DNA Kids também possui espaços para o público infantil nas suas unidades e oferece a opção de coleta domiciliar. Informações e agendamentos pelo (84) 4007-2595.