Mesmo com um leve aumento no volume dos reservatórios do Rio Grande do Norte, as reservas hídricas do estado acumulam apenas 36,41% da capacidade total, percentual considerado baixo para garantir segurança hídrica. Diante desse cenário, a Caern reforça neste carnaval, a importância do uso consciente da água, alertando foliões e a população em geral para evitar desperdícios durante o período festivo.
De acordo com dados do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), divulgados nessa segunda-feira (9), o volume total armazenado nos principais reservatórios do estado é de 1,92 bilhão de metros cúbicos, um crescimento discreto em relação ao início de fevereiro. Apesar das chuvas registradas em algumas regiões, os índices ainda estão longe do ideal para uma situação confortável no abastecimento.
A Caern destaca que, embora o carnaval seja um período marcado por festas, lazer e grande circulação de pessoas, é fundamental manter a responsabilidade no consumo de água. Práticas como usar mangueira para lavar carros e calçadas, desperdiçar água em brincadeiras, deixar água jorrando sem controle nos imóveis, não devem ocorrer.
O levantamento do IGARN aponta que, apesar de alguns açudes apresentarem recarga recente, 21 reservatórios seguem com volumes inferiores a 10% da capacidade, incluindo mananciais importantes para municípios do Seridó e do Oeste potiguar. O cenário exige atenção contínua e planejamento estratégico para assegurar o abastecimento.
Equipes de plantão e monitoramento
Durante todo o carnaval 2026, a Caern manterá equipes operacionais de plantão, monitorando os sistemas de abastecimento em todo o estado para garantir a continuidade do fornecimento de água e a rápida atuação em caso de intercorrências.
A Companhia reforça que eventuais ocorrências podem ser comunicadas pelos canais oficiais de atendimento; WhatsApp: (84) 98118-8400





