O Governo do Rio Grande do Norte, realizou, nesta quinta-feira (14), o seminário “RN Faz Bonito – Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente no RN”. A ação está inserida na programação estadual da campanha Maio Laranja, em alusão ao 18M – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ocasião reuniu representantes de instituições, entidades da sociedade civil e secretarias do estado que atuam na garantia dos direitos da infância e adolescência. A iniciativa reforça a necessidade de articulação entre os diversos setores do poder público e rede de proteção para o enfrentamento dessa violação de direitos humanos.
Durante a abertura, a secretária da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Júlia Arruda, ressaltou que a campanha do 18 de maio é um marco nacional de mobilização social e um chamado à consciência coletiva. “Esse é o objetivo deste seminário: fortalecer a articulação interinstitucional, ampliar o debate, qualificar a rede de proteção e mobilizar toda a sociedade para prevenir e enfrentar a violência sexual infantojuvenil em todo o Rio Grande do Norte.”, afirmou.
Ângela Kung, coordenadora pedagógica do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RN (Consec/RN), enfatizou a importância do trabalho em rede, impulsionado pela campanha nacional de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. “Todos somos a rede, todos temos o compromisso e a responsabilidade de fazer bonito e cada um aqui é o representante do seu fazer em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, declarou.
A programação do evento contou ainda com dois painéis temáticos. O primeiro apresentou o panorama da violência sexual contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte, além dos desafios e estratégias de atuação. Já o segundo painel destacou experiências exitosas, serviços especializados e ações integradas desenvolvidas no combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
O seminário promoveu discussões sobre os direitos da infância e adolescência, formas de identificar situações de abuso, canais de denúncia e o papel de instituições como o Estado, a escola, a família e os municípios na proteção e no acolhimento das vítimas.
O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), por meio da Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CPDH), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC), Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).


.png
)

