O deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) aparece na liderança das intenções de voto espontâneas para deputado federal no Rio Grande do Norte, segundo pesquisa Metadata/Grupo Dial, divulgada nessa segunda-feira (14).
Para Benes, a liderança na pesquisa espontânea reforça a presença do seu nome junto ao eleitor potiguar. “Recebo esse resultado com muita responsabilidade e, principalmente, como um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado. A população conhece o nosso mandato porque está vendo as ações chegando aos municípios. É continuar trabalhando, ouvindo as pessoas e transformando as demandas do Rio Grande do Norte em resultados”, afirmou Benes.
No levantamento, em que os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos e citam livremente o nome de sua preferência, Benes aparece com 2,94% das intenções de voto, à frente de Nina (PL), que registra 2,42%, Natália Bonavides (PT), com 2,37%, e Thabatta Pimenta (PV), com 2,36%.
Também foram citados Cabo Deyvson (PL), com 2,15%, e Sargento Gonçalves (PL), com 1,94%. O resultado ocorre em um cenário de forte pulverização das preferências: 13,6% dos entrevistados declararam voto branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 53,7% não souberam ou não responderam.
Metodologia
A pesquisa Metadata/Grupo Dial ouviu 1.536 eleitores em 63 municípios do Rio Grande do Norte, com entrevistas realizadas entre os dias 10 e 12 de setembro de 2026. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A distribuição das entrevistas contempla municípios de diferentes portes e regiões do estado.
O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-02543/2026, referente às disputas no Rio Grande do Norte.


.jpg)
