O Brasil deve registrar 7.560 novos casos de câncer infantojuvenil por ano entre 2026 e 2028, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes no país e, para chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer promove uma ação neste domingo (13), na Cidade da Criança, em Natal.
O evento será realizado das 13h às 17h e contará com apresentação musical, brinquedos infláveis, distribuição de lanches e brindes, além de orientações de profissionais de saúde sobre a doença para pais e responsáveis. A participação na ação é gratuita, sendo cobrado apenas o ingresso da Cidade da Criança, no valor de R$ 2.
“Temos até 80% de chances de cura para o câncer infantojuvenil, mas esse potencial ainda não é alcançado em muitos casos devido à demora no diagnóstico. Por isso, o Setembro Dourado e ações como a que teremos no domingo são tão importantes. Precisamos levar informação ao maior número possível de pessoas, em diferentes setores da sociedade, para que elas saibam reconhecer os sinais e sintomas da doença”, explica a médica Cassandra Valle, oncopediatra da Liga Contra o Câncer.
De acordo com a médica, o câncer infantojuvenil não é prevenível e pode estar relacionado a alterações e mutações genéticas, com algumas crianças já nascendo com determinadas alterações que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Os tipos mais comuns são as leucemias e os tumores do sistema nervoso central. Na adolescência, há também um aumento na ocorrência de sarcomas, como os osteossarcomas, que afetam principalmente os ossos e podem surgir durante o período de estirão do crescimento.
“Os principais sinais de alerta são dor de cabeça ao acordar, especialmente quando associada a vômitos; dor nos ossos que aumenta progressivamente de intensidade e pode dificultar a caminhada e os movimentos; aparecimento de nódulos ou tumores que surgem de repente e aumentam de tamanho; ínguas que aparecem e persistem sem relação com quadros infecciosos; perda de peso; manchas roxas pelo corpo sem traumas associados; palidez intensa; desânimo, quando a criança perde o interesse em brincar ou ir à escola; alterações de equilíbrio; e mudanças nos olhos, como manchas, estrabismo, dificuldade repentina para enxergar e visão dupla”, detalha Cassandra Valle.
Atualmente, a Liga Contra o Câncer conta com uma unidade totalmente dedicada ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Rio Grande do Norte. Inaugurada em outubro de 2025, a Unidade de Oncologia Pediátrica está localizada no bairro do Alecrim, em Natal, e conta com consultórios, enfermarias, UTI, brinquedotecas e sala de aula, além de um andar destinado ao Transplante de Medula Óssea e outro voltado às iniciativas do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga.


